quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

57 ANOS DE HISTÓRIA, PARABÉNS TANGARÁ!

A aniversariante de hoje apesar de muito jovem acumula uma  história riquíssima e o seu crescimento é notório no  tocante a adeptos que por aqui passam e se encantam  pela sua hospitalidade e não querem sair de perto  do aconchego da encantadora princesa do trairi. 

Aos que por aqui residem é comum ouvir que “ela”  está ganhando “corpo” acompanhado a modernização  e já não é tão pacata como antigamente, mas que não  deixa de ser atraente. Aos que pelos mais diversos motivos encontram-se  distante, certamente ficará sempre saudoso ao  lembrar-se da sua culinária de comidas típicas  como a pamonha, a canjica e principalmente o  famoso pastel que é a sua especialidade. Não será  surpresa se o retorno mesmo que passageiro dos  que estão ausentes seja para visitar a “aniversariante”  em ritmo de festa como na vaquejada, festejos juninos,  festa da padroeira Santa Teresinha, festa da padroeira  Santa Luzia, Natal em família... E se a saudade for  do esporte o período propício é entre janeiro e  fevereiro com a realização da tradicional Copa Verão  de Futsal... Mas, em qualquer época do ano  aniversariante está sempre de braços abertos para  receber os conterrâneos e visitantes. 

A história da personagem citada começa em 1914 com a  construção de uma ferrovia que ligaria Macaíba a santa Cruz gerando empregos que atraiam moradores para uma região pouco habitada, e em  1917 com a inauguração da ferrovia o povoado foi tomando  corpo e desenvolveu-se com a construção da usina  algodoeira SANBRA e no ano seguinte com o funcionamento  desta grande empresa que foi um marco no  desenvolvimento local e da região, nascia no último dia  do ano exatamente no período em que deixamos para trás  o que não deu certo e colocamos todos os nossos sonhos e  desejos no ano que se inicia no qual sempre esperamos  muita paz, amor, realizações... Sucessos... Nasce então  nesse clima de esperanças renovadas a querida princesa  do trairi que foi batizada pelo major Theodorico Bezerra de  “pássaro pulador”. 

Parabéns TANGARÁ, hoje é o “nosso” dia. 
Nildo Ângelo blog SEI Tangará  










CRÉDITOS DA IMAGENS: MANOEL CICERO FIGUEIREDO FILHO, AVANÇA TANGARÁ e FERNANDO FERRÃO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br