sábado, 27 de junho de 2015

CAMPEONATO FEMININO DA CAPITAL CONTARÁ COM 9 PARTICIPANTES

Lançamento da Copa Nossa Cidade de Futebol Feminino - Foto Joana Lima (42)O futebol feminino de Natal passa a se tornar uma realidade. Nove equipes representando bairros da cidade disputam a partir deste sábado (27) e domingo (28) a I Copa Natal da modalidade. O lançamento da competição foi realizado nesta sexta-feira (26), no salão nobre da Prefeitura do Natal, pelo prefeito Carlos Eduardo e pelo secretário de Esporte e Lazer do município Luiz Eduardo Machado.
O torneio já nasce grande. Em comparação com São Paulo, que realizou evento semelhante em 2014, Natal possui duas equipes a mais que a capital paulista. “Superamos São Paulo que tem uma população infinitamente superior a de Natal. Fazemos isso com muito esforço. A situação está difícil no País, mas com criatividade sempre soube que podíamos fazer coisas que chegassem até os bairros. Conheço bem a realidade dos centros desportivos. Sei que muitos tiram dinheiro do próprio bolso para fazer funcionar e por isso fico ainda mais satisfeito em realizar esse tipo de competição”, comentou o prefeito Carlos Eduardo.
A Prefeitura de Natal, além de organizar o certame com campos de futebol, arbitragem e bolas distribuiu para as equipes o uniforme completo de jogo. Foram contemplados os times: Rocas, Alecrim Passo da Pátria, Loteamento José Sarney, Coríntians, União Independente, Roma, Parque Floresta, UFRN e Natal Futebol Clube.
“O senhor vai ficar na história. Não é todo mundo que tem coragem e ousadia para fazer o que está sendo feito”, comemorou Fábio Bezerra, técnico da UFRN representando os participantes e os centros comunitários da cidade. Bezerra antecipou que a final do torneio será realizada no campo de futebol do Campus da UFRN. “A final será num campo padrão FIFA”, disse. “Foi uma iniciativa muito boa que está dando oportunidade para as meninas. Nós não tínhamos um calendário e agora que a gente entrou quer aproveitar”, acrescentou a atleta do Coríntians Luana Farias ao receber o material esportivo de sua equipe.
A expectativa da prefeitura é para que surjam novos talentos e para que torneios como esse sejam importantes no combate às drogas nos bairros. “Sabemos da realidade das drogas, do crack e de outras mazelas que assolam nossa sociedade. Mas o esporte é educação, é saúde e pode afastar as pessoas dessas coisas ruins. Sabemos também que nós temos muito talento entre as nossas meninas e meninos. Espero um dia ligar a TV e poder ver um gol de um deles na Espanha, ou na Itália. Sonhar é essencial e nós estamos dando o apoio necessário para isso”, disse Carlos Eduardo. A Prefeitura realiza este ano atividades em 21 modalidade esportivas nos bairros, com a projeção de 78 eventos de esportes na capital potiguar.
“Era uma modalidade que estava fora dos investimentos públicos, mas que a Prefeitura está tendo a iniciativa de apoiar. É uma forma de dar um calendário para essas meninas que fazem um esforço grande pela modalidade”, justificou o secretário da SEL, Luiz Eduardo Machado. “Realizamos, em 2013, o Sub-15; Em 2014 o Sub-15 e a Copa dos Campeões dos Bairros; Este ano já fizemos o Sub-17, vamos começar a Copa Natal de Futebol Feminino, já estamos com as inscrições abertas para o Sub-15, que virou tradição na cidade e vamos concluir o ano com a Copa Natal de Campeões do Bairros”, prestou contas o secretário.
Os jogos, que tem entrada gratuita, serão disputados sempre nos finais de semana, alternando entre o período da tarde e da manhã. A rodada de abertura do certame acontece neste fim de semana. Pelo grupo A, o Alecrim encara o Sarney às 15h do sábado (27), no campo da UFRN. Na sequência, o time da UFRN joga com o das Rocas às 16h45. Pelo grupo B, também no sábado, Natal enfrenta o Parque Floresta às 15h, no campo de Santa Catarina, em seguida, é a vez de Coríntians e União, às 16h45 fazerem suas estreias na disputa.
Participaram da cerimônia de lançamento da I Copa Natal de Futebol Feminino o secretário do gabinete civil, Jonny Costa, o ouvidor do Município Júnior Grafith, atletas, dirigentes dos clubes e presidentes dos centros desportivos.
Via Secom Natal (84) 3232.8858 – Foto Joana Lima via Wendell Jefferson
Lançamento da Copa Nossa Cidade de Futebol Feminino - Foto Joana Lima (1)Lançamento da Copa Nossa Cidade de Futebol Feminino - Foto Joana Lima (28)  Lançamento da Copa Nossa Cidade de Futebol Feminino - Foto Joana Lima (46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br