segunda-feira, 31 de março de 2014

ESTÁDIO APRIJÃO COMPLETA 42 ANOS

Este dia 1º de abril representa para os desportistas tangaraenses muito mais que o dia da "mentira", esta data marcou o término de uma peregrinação em busca de um espaço adequado para as tradicionais e divertidas peladas do final da tarde e dos jogos amistosos e de competições que movimentam de forma emocionante a tarde dos que prestigiam um bom futebol.

Para saber quais os melhores atletas que atuaram no jovem campo de futebol é só fazer uma breve entrevista com os desportista que acompanharam da linha lateral de fora (não havia arquibancada) ou mesmo que jogaram desde o início da década de 70 e independentemente do entrevistado a resposta é sempre a mesma: "Ubiratan, Pelé (foto), Nascimento, Champirra..." a lista vai crescendo, mas com esses quatro atletas continuando fixos o que os consolidam no meu ponto de vista como os melhores atletas da nossa terra.

E sobre os times que atuaram no Aprijão podemos afirmar que várias equipes foram formadas para disputar campeonatos municipais e regionais, mas, nenhuma delas representou tão bem o município tangaraense quanto a Ponte Preta que era um verdadeiro selecionado do Trairí tendo realizado grandes campanhas no maior evento esportivo do amadorismo potiguar, o "Matutão".
PONTE PRETA TANGARAENSE DESTAQUE DO MATUTÃO 1979
Após uma breve apresentação dos atletas que mais se destacaram e da equipe que foi sempre apontada como a favorita, vamos chegar na parte de animação de torcida e de abertura de eventos. Se em vários estádios existem as charangas para puxar o som, no Aprijão a animação musical ficou por muito tempo sob o comando do maestro seu Valdecí da sempre afinada banda do Irapuru que entoava agradáveis melodias, em especial as marchinhas carnavalesca que dava um toque todo especial e ritmava o aquecimento das equipes e a vibração do público que sempre se fez presente em grande número nas dependências do campo de futebol Aprígio Fernandes Pereira.

Mas, antes de vivenciarmos esses momentos acima relatados o leitor deve está se perguntando: Onde aconteciam os jogos em Tangará antes do estádio Aprijão?
Também tinha essa dúvida e em busca da resposta procurei JOSÉ LUIZ DA SILVA, conhecido por todos como Zé Pretinho, um dos desportistas que acompanhou todo o percurso da procura por um espaço ideal para a prática do futebol.
ZÉ PRETINHO UM DESPORTISTA APAIXONADO

Zé Pretinho citou como primeiro campo da cidade o PINHEIRÃO que era localizado no bairro da SANBRA em frente aonde hoje está localizada a escola municipal professora Elita Barbosa, com a construção de casas na proximidade o encontro para as peladas se transferiu para a parte central precisamente por trás do atual mercado público, assim como aconteceu com o 1º campo, este também teve que mudar de lugar e a solução da vez veio do senhor Manoel Barbosa que cedeu um terreno em frente ao estádio Aprijão que os atletas batizaram de BARBOSÃO. No final da década de 60 a cidade crescia visivelmente fazendo com que várias residências fossem construídas e o campo mais uma vez teria que mudar de lugar e a solução momentânea surgiu do maior desportista que comandou o município, o senhor Aprígio Fernandes Pereira, que fez um campo na sua fazenda no Serrote Preto localidade que passou a receber os treinos e jogos dos bons atletas tangaraenses até o inicio de 1972. 
AO CENTRO O SENHOR APRÍGIO COM A FAMÍLIA NO SERROTE PRETO LOCALIDADE QUE POR ALGUNS MOMENTOS FOI O PALCO DE ENCONTRO DOS DESPORTISTAS LOCAIS E VISITANTES.
E um campo oficial tão sonhado por todos começou a ganhar forma quando o então prefeito o senhor Aprígio adquiriu do senhor Arquibaldo em 1971 um terreno com plantio de palmas que desde 1972 se tornou o ponto de encontro fixo dos desportistas na modalidade futebol, construção que é um dos marcos histórico do nosso município, o que comprova que grandes feitos vivem e revivem durante gerações e mais gerações. É importante lembrar que após a construção do Aprijão tivemos campos alternativos como por exemplo o GOMÃO nas terras de seu Zé Gomes e atualmente existe o campo do BUBU que fica localizado no conjunto Nossa Senhora de Fátima na terra do ex-prefeito Gija.

As informações oficiais da construção e inauguração do estádio Aprijão foram repassadas pelo filho do senhor Aprígio Fernandes Pereira, o desportista Cidoka que acompanhou in loco todos os acontecimentos do palco maior do futebol da nossa terra... da nossa gente.


ESTÁDIO MUNICIPAL APRÍGIO FERNANDES PEREIRA "APRIJÃO"
INÍCIO DA CONSTRUÇÃO: 11 de fevereiro de 1971
INAUGURAÇÃO: 1º de abril de 1972.


Informações: Zé Pretinho e Cidoka.
fotos: Orkut Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br